BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

terça-feira, 2 de junho de 2009

Uma Homenagem às Goianas... E às que não conhecem, se deliciem com esse texto maravilhoso... hehehehe

"Dorei sô"


"Já que tudo que é bom, tem um desses horríveis efeitos colaterais... como é que o falar lindo e charmoso ficou de fora???
Por que Deus, que sotaque!
Goiana devia nascer com uma tarja preta avisando: Ouvi-la faz mal a saúde.
Confesso: esse sotaque me desarma.
Certa vez, quase propus casamento a uma goiana que me ligou por engano.
Elas tem um ódio mortal das palavras completas, preferem, sabe-se lá por que abandoná-las no meio do caminho. Os não-goianos, ignorantes nas coisas de Goiás, supõem, precipitada e levianamente, que os goianos vivem apenas de uais, trens e sôs. Mas vai além disso!
Goiana não fala que o sujeito é competente, ele é 'bom de serviço'.
Nunca usam o famosíssimo 'tudo bem'. Sempre perguntam 'Ce tá boa?' (pra mim, isso é pleonasmo, perguntar se uma goiana ta boa é desnecessário).
O verbo 'mexer', para as goianas tem amplos significados, quer dizer por exemplo, 'trabalhar'. Se lhe perguntarem: 'Com o que q o ce mexe?', querem saber o seu oficio.
Goianas não dizem 'apaixonado por'. Dizem, sabe-se lá por que, 'sou doida nele' (ele, no caso, pode ser você, um carro, um cachorro). Elas vivem apaixonadas 'com' alguma coisa.
Também não gostam do verbo 'conseguir', aqui você nunca consegue nada, você não 'da conta'.
Que goianas nunca acabam as palavras todo mundo sabe. E um tal de 'bunitim, fechadim, pititim'.
Não caia na besteira de esperar um 'vamos' completo de uma goiana, você não ouvirá nunca. É um tal de 'vamo', 'bora'.
Preciso avisar à língua portuguesa que gosto muito dela, mas prefiro, com todo respeito, a goiana. Aqui certas regras não entram.
O supermercado nunca tá lotado, sempre tá 'cheim de gente', não faz muitas compras, compra um 'tanto de coisa'. Se, saindo do supermercado, a goianinha vir um mendigo e ficar com pena, suspirará: 'Ai, gente, que dó'.
É provável que a essa altura o leitor já esteja apaixonado pelas goianas. Goiano não arruma briga, 'caça confusão'.
Capaz... Se você propõe algo e ela diz: capaz!! Vocês já ouviram esse 'capaz'? É lindo. Quer dizer o quê? Sei lá, quer dizer 'ce acha que eu faço isso'? com algumas toneladas de ironia...
E o 'nem', já ouviu?? Completo ele fica: 'Ahhh nemmmm!' Significa amigo, que a goiana não vai fazer o que você propôs de jeito nenhum.
Sou, não nego, suspeito. Minha inclinação é para perdoar, com louvor, os deslizes vocabulares das goianas.
Goiana não pergunta, 'você não vai?' A pergunta goianamente falando e: 'Ce não anima de ir?'.
O plural, então, é um problema. Um lindo problema, mas um problema.
Se você em conversa falar 'Fui lá comprar umas coisas.', a goiana retrucara: ' Ques coisa?' O plural dá um pulo, sai das coisas e vai para o que.
A fórmula goiana é sintética. E diz tudo. Até o 'tchau' em Goiás é personalizado. Ninguém diz tchau pura e simplesmente. Aqui se diz: 'tchau procê', 'tchau procês'. É útil deixar claro o destinatário do tchau.
A conjugação dos verbos em Goiás têm lá seus mistérios... LINDOS mistérios! E é por essas e outras que eu sou apaixonado pelas goianas, ainda não inventaram mulheres mais lindas e charmosas.

'É isso ai gente, tchau procês!!!'"

Viram só o sotaque das goianas???? hahuahua...
Eu também sou goiana.... e falo assim...
Bjinhos procês...

5 comentários:

Anônimo disse...

Uaiii..gostei desse trem tbm..
-Sou Goiana mermão!

Unknown disse...

Viu como o nosso sotaque é maravilindo!!!! hehehehe...

Tchau pro cê...

Aline Satiko disse...

Amiga, estou retomando meu blog, mas desta vez sem aquela fixação por dietas...
Aquilo não estava me fazendo bem, e acabei desistindo de tudo...
Mas desta vez quero fazer um blog diferenciado!
Espero vc como minha seguidora, pois fiz um novo blog com o mesmo endereço:
http://alinesatiko.blogspot.com/
Bjs

Graci disse...

VIVI

Deixei um questionario bem leagal pra vc no meu blog

è so copiar apagar as minhas respostas e responder..

ajuda a te conhecer melhor..

espero que goste.
depois passo aqui para conferir

beijos

ana goiana disse...

Olá .Adorei o seu artigo sobre as Goianas.Caí aqui por acaso porque como sou Goiana de nome -de que muito me orgulho- andava a procurar algo mais sobre o nome.
Quanto á pronuncia goiana...é simplesmente deliciosa....
"Manda saudade...
vô vorta..." (é assim ,não é? )
Beijo