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quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Revelamos os segredos dos spas

Drible o medo de voltar a engordar - e de retomar os antigos hábitos nada saudáveis - depois do emagrecimento. Como? Especialistas de spas renomados ensinam, em 21 dicas, como você pode exibir o corpo desejado para sempre

Por Fabiana Gonçalves

1- Tome água em jejum - Beba diariamente, ao acordar, água em temperatura ambiente. Ela ajuda a estimular o processo de eliminação de toxinas do organismo logo no início do dia.

2- Frutas garantem mais energia pela manhã - Prefira fazer refeições à base de frutas pela manhã. "Como o nosso metabolismo sobe aos poucos e a digestão é mais lenta nesse período, as frutas garantem energia e ainda são de fácil digestão. Um copo de suco com duas espécies (laranja e maçã, por exemplo) no café e mais uma variedade no lanche da manhã são o suficiente", orienta Jaqueline Aparecida de Oliveira, responsável pelo Spa Maria Bonita, de Nova Friburgo, RJ.

3- Encha o prato de vegetais nas refeições - Separe 70% das suas refeições, entre almoço e jantar, para as hortaliças.
"Elas são ricas em vitaminas, sais minerais e, principalmente, fibras que saciam a fome por muito mais tempo. Sem contar que o número de calorias é quase imperceptível", considera Jaqueline de Oliveira.

4- Jantar cedo é essencial à perda de peso - Evite alimentar-se após as 20 horas. "É que ao anoitecer o metabolismo vai ficando mais lento e com ele a digestão. Assim, torna-se fácil o alimento consumido transformar- se em gordura", afirma a nutricionista do Spa Maria Bonita. "Mas, caso a pessoa durma tarde e sinta fome, o ideal é consumir alimentos bem leves", exemplifica.

5- Evite beber durante as refeições - É que o líquido dilui o suco digestivo, atrasa a digestão e dilata o estômago. Assim a pessoa assimila menos nutrientes e sente fome num intervalo menor", justifica.

6- Musculação emagrece - Diferentemente do que muitas pessoas ainda pensam, o trabalho muscular anaeróbio também é fundamental para se conseguir um emagrecimento saudável.
"Além de fazer exercícios aeróbios, como caminhar, andar de bicicleta ou nadar, atividades como musculação ou pilates são muito importantes para aumentar a massa muscular", defende Mariela Silveira, médica especialista em Nutrologia, do Kurotel Centro de Longevidade e Spa, de Gramado, RS

7- Sem dietas muito restritas - Se depois do emagrecimento você estabilizou na balança e ainda pretende continuar a perder peso, fique atenta: a dieta não pode ser restritiva por muito tempo. "Após algumas semanas de restrição alimentar, o organismo pode sofrer com a deficiência de vitaminas", explica Mariela Silveira.

8- Choques no metabolismo - Para a maioria dos especialistas, dar alguns choques no metabolismo, funciona. "Seguir uma dieta à base de frutas, por exemplo, garante um bom resultado, pois a queda de sódio desincha e emagrece", aconselha o endocrinologista Sérgio Braga, do Spa Salute Bahia, BA.

9- Mexa no cardápio - "Seguir um dia de dieta à base de salada ou proteína, ajuda na perda de peso. "Praticar atividade física aeróbica, mantendo um cardápio pobre em carboidrato e hipocalórico também facilita a eliminação de até 80% da gordura e não de massa muscular", ensina Carolina Barcelli, do Spa Recanto, de São Paulo, SP.

10- Não seja radical na alimentação - "Evite a restrição alimentar prolongada, por mais de 72 horas, principalmente se sentir fome com freqüência. Isso pode resultar em alterações hormonais que dificultam a redução de peso", aconselha Mariela Silveira.


11- Aprenda a fazer escolhas - "Se eu quero saborear um chocolate, tudo bem. O que não é normal é devorar a caixa inteira. Essa é a hora da reflexão: o que me leva a ter esse desejo incontrolável? Quando e em que ocasiões essa compulsão de comer sem parar começou? Esses questionamentos auxiliam na busca de respostas para essa grande fonte de prazer, na qual o alimento pode se transformar", avalia Viviane Aparecida Carneiro, da Clínica de Obesidade do Spa Salute Bahia, de Salvador, BA.

12- Fracione a dieta a cada três horas - "Ou estabeleça intervalos de no mínimo duas e no máximo quatro horas entre as refeições. Assim, dificilmente irá comer mais do que o corpo necessita", afirma Gisele Paques, do Spa Sorocaba, SP.

13- Programe a hora das refeições - "Alimentando-se nos mesmos horários, seu organismo se acostumará ao novo ritmo e ficará condicionado à espera da comida somente nesses períodos", diz Gisele.

14- Reduza o sal e temperos ricos em sódio - O excesso desse ingrediente retém mais líquido, o que, por sua vez, poderá aumentar a pressão arterial.

15- Leia sempre os rótulos dos alimentos - No momento da compra, fique bem atenta: evite produtos industrializados como enlatados, embutidos, defumados, carnes salgadas, frios, conservas, salgadinhos com gordura trans, temperos e molhos prontos, caldos e extratos de carne ricos em gordura.

16- Diminua o álcool - "Lembre-se que bebida alcoólica engorda e, além disso, durante uma dieta de baixas calorias, ele pode levar a uma hipoglicemia grave. Se você está tomando algum medicamento, deve considerar também a possibilidade de efeitos colaterais", alerta Gisele Paques.

17- Evite subir na balança diariamente - Como o peso varia durante o processo de emagrecimento, por vários motivos, entre eles a retenção de líquidos e a TPM - e isso pode trazer certa insatisfação com o corpo -, evite subir na balança todos os dias. O ideal é que o peso seja controlado, no máximo, uma vez por semana.

18- Inclua cereais integrais no prato - "Escolha diariamente porções de grãos integrais. Considerados alimentos funcionais, eles nutrem o organismo de vitaminas e ainda saciam a fome por mais tempo. Lembre-se: consuma-os com moderação, pois são calóricos e, em excesso, engordam", orienta a nutricionista Márcia Dal Medico, do Spa Jardim da Serra, em São Pedro, SP.

19- Abuse de temperos frescos no preparo - "Limite a gordura adicionada aos vegetais à mesa, ou durante o cozimento, a um fio de azeite. Da mesma forma, mantenha a restrição de molhos com gorduras, manteiga e maionese. Prefira os preparados à base de ervas frescas e limão, para garantir mais sabor à sua salada", ensina Márcia.

20- Consuma frutas com a casca - "Comer diariamente frutas frescas com a casca auxilia no emagrecimento, pois aproveita, além das vitaminas e minerais, as fibras contidas na casca, que facilitam o trânsito intestinal, melhorando o funcionamento do intestino", indica a especialista do Spa Jardim da Serra.

21- Dê um basta às frituras - Não esqueça que o modo de preparo dos alimentos é fundamental para a perda ou manutenção do peso. Prefira cozinhar, assar, grelhar, preparar no vapor ou no microondas em vez de fritar os ingredientes. "Ao fazer receitas com ovos, procure reduzir o número de gemas e aumentar o de claras", ensina Gisele Paques, do Spa Sorocaba, em Sorocaba, SP.

Extraído de: http://dietaja.uol.com.br/Edicoes/146/artigo58266-2.asp

2 comentários:

Aline Satiko disse...

Vivi querida, as dicas são ótimas!
Quanto ao selo, publique em seu blog, como post, indique amigas para recebê-lo! há pessoas que o colocam em destaque no blog.
Ainda vou fazer isso! hhhhhh
bjs, e se Deus quiser, 2009 será muito melhor em todos os sentidos!

Diário Princesa Fiona disse...

Miga ficou lindo o seu novo layout, porem voce tem que trocar a cor da letra, o azul não dá pra ler.

Se quiser te ensino como faz amanhã.

Beijos